O setor de armazenagem logística é um dos que mais oferecem riscos em termos de segurança do trabalho. Entre os acidentes mais comuns nesse ambiente, podemos destacar os desabamentos de mercadorias e as colisões entre veículos e pedestres. Para ajudar você a melhorar a segurança na armazenagem da sua indústria, destacamos 5 pontos importantes no artigo de hoje.

Mapeamento dos riscos

Sempre que falamos em trazer mais segurança na armazenagem, o primeiro passo é fazer um levantamento dos riscos envolvidos. Apenas assim será possível propor estratégias eficientes de intervenção para tornar aquele ambiente mais seguro para os colaboradores. 

Para mapear os riscos, é preciso observar a estrutura, os equipamentos e os processos que ocorrem no setor de armazenagem, listando todos os pontos que podem representar algum tipo de perigo, como por exemplo:

O recomendado é fazer um levantamento dos acidentes que ocorreram nos últimos anos – independentemente da sua gravidade – para analisar os pontos em comum entre eles. Assim, a empresa já tem um parâmetro do que precisa ser melhorado.

Layout adequado para o armazém

O layout do armazém é outro ponto chave quando falamos em segurança. Ele precisa ser planejado e projetado levando em conta a eficiência e a minimização de acidentes. Isso significa considerar aspectos como:

Se o planejamento do layout considerar todos os detalhes, a movimentação de cargas vai ocorrer de maneira mais fácil e segura, assim como o acesso às mercadorias e a circulação de pessoas, reduzindo os riscos de acidentes.

Soluções de proteção para os pontos de vulnerabilidade

Com o mapeamento de riscos e análise do layout, você vai identificar exatamente quais são os pontos de vulnerabilidade no seu ambiente logístico, ou seja, os locais e situações nos quais existem maior risco de acidentes. Portanto, o próximo passo é trazer soluções para cada um desses pontos.

Nesse cenário, as barreiras de proteção industrial entram como ferramentas fundamentais, justamente pela sua versatilidade. Existem inúmeros tipos de barreiras, dentre elas a Onflex possui os modelos flexíveis da A-Safe, cada uma desenvolvida para potencializar a segurança de uma forma diferente. Confira alguns exemplos abaixo:

Esses são apenas alguns exemplos da aplicação de barreiras de proteção na segurança da armazenagem. A Onflex trabalha com barreiras de proteção flexíveis, a solução mais moderna do mercado atual: elas são capazes de absorver até 80% do impacto, minimizando significativamente a sua gravidade. Além disso, por serem de um material flexível, após a colisão, voltam ao seu formato original sem prejudicar a sua estrutura e funcionalidade.

Após a análise dos riscos, é possível fazer um planejamento personalizado para a instalação de barreiras, atendendo às demandas e fragilidades que a sua indústria apresenta.

Organização, higienização e inspeção

Essas são três questões que precisam ser observadas com atenção no dia a dia. Todos os equipamentos e máquinas devem permanecer nos locais designados, permitindo que as áreas de fluxo e movimentação estejam livres. Além disso, a higienização do ambiente também é um fator de segurança importante, embora nem sempre as pessoas se dêem conta. Uma mancha de óleo no piso, por exemplo, pode torná-lo escorregadio e causar quedas de diferentes níveis de gravidade.

Já a inspeção constante dos equipamentos garante que eles estejam funcionando dentro dos padrões adequados a fim de evitar acidentes. E não são apenas as máquinas que devem passar por essa análise, mas também as instalações elétricas, pisos, plataformas, equipamentos de proteção de incêndios e todo o restante.

Treinamento e capacitação de profissionais

Não há como falar em segurança sem a colaboração dos profissionais que trabalham na armazenagem. Os programas de treinamento e conscientização devem ser constantes, abordando pontos como: a correta utilização de EPIs, o que fazer em caso de máquinas apresentando sinais de falhas, como realizar suas atividades de forma mais segura, o que fazer ao presenciar um acidente de trabalho e assim por diante.

Recomenda-se que os colaboradores passem por capacitações gerais de segurança e também de acordo com as suas áreas de atuação. Além disso, é de extrema importância que o trabalho da CIPA seja bastante ativo e que o uso de EPIs seja monitorado no dia a dia. 

Tornar a armazenagem logística mais segura, portanto, é um projeto que passa por alguns elementos-chave, que vão desde a identificação dos riscos até as intervenções específicas para cada um deles, exigindo a colaboração de todos os trabalhadores. 

A Onflex atua com o objetivo de tornar a sua empresa mais eficiente e segura. Somos especialistas na instalação de barreiras de proteção flexíveis e soluções que previnem acidentes e melhoram a performance da indústria. Entre em contato com nossos especialistas para fazer um projeto personalizado para o seu negócio!