A rotina de uma indústria de papel e celulose conta com várias especificidades. Afinal, a fabricação de papel é feita por um processo que envolve uma série de etapas. Se você já viu uma bobina de papel, pare e pense em como seria se um rolo com 20 toneladas perdesse o controle dentro de uma operação.
Acidente na certa além de prejuízos financeiros e materiais, certo? Por isso, entender o funcionamento da indústria de papel e mapear os principais fatores de riscos tanto para acidentes de trabalho quanto para fatores que afetam a produtividade da linha da produção e podem forçar uma parada industrial.
Quais são as soluções mais indicadas do mercado para aumentar a durabilidade dos maquinários, proporcionar mais segurança para os funcionários e garantir maior produtividade para a indústria de papel?
Nas próximas linhas vamos te explicar sobre as principais soluções da Onflex para este mercado. Confira!
Como funciona a indústria de papel e celulose?
Para entender as soluções de proteção para a indústria de papel e celulose, precisamos entender como funciona a lógica do segmento.
Antes da bobina de papel assumir o formato de rolo, a indústria recebe toras de madeira que são extraídas das árvores — como eucalipto, por exemplo — e a madeira passa por um maquinário que serve para moer a madeira. Por fim, o que sobra é peneirado e a mistura passa por um processo no qual a celulose é separada e, posteriormente, tratada de forma química até ser ajustada conforme o objetivo do papel.
O fluxo de produção dentro de uma indústria de papel é bastante intenso considerando aspectos como:
- Movimentação de operadores e funcionários;
- Dinâmica da linha da produção;
- Etapas da linha de produção conforme o papel;
- Embalagem e transporte do papel.
Para uma bobina de papel transformar-se em folhas sulfite, por exemplo, o rolo precisa ser transportado até uma máquina especializada para o corte na gramatura, peso e dimensão ideal.
Como a indústria de papel conta com muitas máquinas e uma dinâmica intensa, investir nas soluções de proteção é essencial para obter melhores resultados para a fabricação do papel e menor exposição dos trabalhadores aos acidentes de trabalho neste nicho.
Sem mais delongas, vamos falar sobre as soluções da Onflex para a indústria de papel e celulose? Confira as dicas a seguir e saiba como podemos te ajudar!
Barreiras de proteção flexíveis
As barreiras de proteção da Onflex fabricadas pela A-Safe são muito indicadas para a indústria de papel e celulose. Produzidas com material de alta qualidade tecnológica, as barreiras flexíveis são certificadas por órgãos internacionais e passam por uma série de testes.
As barreiras flexíveis ofertadas pela empresa são muito mais segura do que barreiras rígidas pela garantia das seguintes vantagens:
- Absorção de até 80% do impacto de possíveis colisões, batidas e*ou acidentes;
- Proteção de máquinas e pessoas;
- Proteção dos pisos industriais.
- Prevenção de acidentes e perdas financeiras e materiais de investimentos na indústria.
Em resumo: as barreiras de proteção flexíveis da Onflex são elaboradas para proteger o maquinário, as pessoas que trabalham na operação e a estrutura da indústria de papel.
Quer saber como as barreiras funcionam na prática? Assista o vídeo e entenda!
Importante: além das barreiras de proteção, é obrigatório que a indústria invista em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteger os operadores de máquinas. São exemplos: protetores faciais, botas de borracha, luvas, roupas adequadas, entre outros.
Qual barreira de proteção escolher?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são barreiras de proteção flexíveis e qual é a importância destes dispositivos para a indústria de papel, provavelmente está se questionando sobre qual barreira de proteção escolher. Acertamos?
Em outro artigo do blog falamos sobre as principais barreiras flexíveis e suas aplicações. Existem barreiras fabricadas especialmente para os sistemas de armazenagem como a eFlex que pode ser simples ou dupla.
Essas barreiras também são bastante usadas para depósitos com tráfego de empilhadeiras barreiras flexíveis. O objetivo é proporcionar mais segurança para os operadores que precisam circular na indústria de papel e celulose.
Afinal, de, de forma geral, são capazes de absorver o impacto, evitar acidentes e separar os ambientes sinalizando o espaço de circulação para os pedestres e motoristas.
Outras soluções para a indústria de papel e celulose
As barreiras de proteção flexíveis são peças-chave para a produtividade e segurança de uma indústria de papel. No entanto, há outras soluções que podem tornar este espaço de trabalho ainda mais seguro e produtivo. Veja os tópicos seguintes e saiba mais!
Corredor verde seguro
Os corredores verdes seguros são áreas criadas com faixas verdes fixadas no chão e dividir espaço com os maquinários é algo que gera uma série de problemas. Inclusive, esse é um dos principais motivos de acidente de trabalho na linha de produção.
Porque investir em barreiras flexíveis?
Além de proteger as máquinas contra colisões e impactos, as barreiras flexíveis ajudam a evitar danos físicos e, consequentemente, prejuízos financeiros. Lembra do rolo de bobina que ilustramos no início do texto?
Na indústria de celulose e papel, existe uma organização para que a produção ocorra e por conta de um acidente não previsto, todo o trabalho pode ser desperdiçado, além de claro, expor a vida dos trabalhadores a riscos que poderiam ser evitados.
Precisa de ajuda? Conte com a Onflex!
Distribuidora internacional das barreiras flexíveis A-Safe, a Onflex é referência no cenário nacional e oferece produtos que podem ser personalizados tanto para a indústria de papel quanto para outros segmentos.
O lema segurança das pessoas, produtividade da indústria, proteção das estruturas e das máquinas é levado muito a sério em todas as soluções ofertadas aos clientes e parceiros.
Você tem dúvidas ou quer saber mais sobre as soluções da Onflex para sua indústria de papel e celulose? Clique aqui e fale com nossos especialistas pelo WhatsApp!