A segurança na indústria farmacêutica é uma demanda ainda mais acentuada pela necessidade de minimizar as chances de contaminação. As barreiras de proteção flexível podem ser extremamente úteis nesse cenário. Saiba como!
Embora todas as indústrias necessitem de um ambiente seguro para realizar suas operações, existem particularidades de cada segmento que vão moldar o significado de segurança. Ou seja: tornar esse ambiente efetivamente seguro vai depender, primeiramente, de identificar quais são as demandas daquele segmento. Nesse contexto, a indústria farmacêutica exige medidas de biossegurança e as barreiras de proteção flexíveis entram como importante ferramenta para estabelecê-la. Saiba mais a seguir.
O que é biossegurança?
O conceito de biossegurança é definido pela Anvisa como uma “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.
Aplicando essa ideia à indústria farmacêutica, pode-se inferir que a segurança, seja na área produtiva ou logística, só é alcançada quando se combinam dois fatores: minimização dos riscos de acidentes de trabalho e prevenção da contaminação do produto fabricado ou manipulado. Afinal, um medicamento, vacina ou qualquer outro insumo de saúde que seja contaminado pode perder suas propriedades ou até oferecer risco para o consumidor.
As barreiras de proteção flexível, quando aplicadas no setor farmacêutico, contribuem com a segurança nessas duas frentes simultaneamente. Veja abaixo de que forma isso acontece.
Barreiras de proteção flexível na indústria farmacêutica: como contribuem?
As barreiras flexíveis são uma alternativa moderna e tecnológica que existem para tornar os ambientes industriais mais controlados. Como há diversos modelos diferentes, as aplicabilidades também são inúmeras: direcionar o fluxo de movimento, separar o tráfego de veículos e pedestres, evitar deslizamento de materiais empilhados, sinalizar áreas que não podem ser acessadas por quaisquer pessoas, entre outras.
Quando elas são instaladas em indústrias farmacêuticas, portanto, além de evitarem a ocorrência de acidentes de trabalho, são capazes de isolar as áreas que exigem um controle na entrada e saída de pessoas. Essa dinâmica é essencial para reduzir os riscos de contaminação.
Mas um detalhe é ainda mais importante: esse segmento exige esterilização constante de todas as suas superfícies, para evitar a proliferação de micro-organismos nocivos. Isso significa que a infraestrutura sempre deve levar isso em consideração. As barreiras flexíveis são constituídas em material flexível e possuem certificado de higienização.
A superfície das barreiras de proteção flexíveis é totalmente uniforme, sem quaisquer irregularidades ou ranhuras que possam acumular resíduos. Portanto, podem ser esterilizadas com facilidade e, acima de tudo, com eficiência!
Além disso, essas barreiras de proteção que são fabricadas com a tecnologia exclusiva da a-Safe, também estão em conformidade com as normas que discorrem sobre o contato com alimentos. Ou seja, o toque de um produto com a barreira não inviabiliza o seu consumo e nem sequer o coloca em risco. Essa segurança também se estende aos medicamentos.
Ainda em relação à biossegurança proporcionada por esse tipo de artefato, cabe mencionar que, ao contrário das barreiras rígidas fabricadas em aço, as flexíveis são também livres de ferrugem, de corrosão e de alterações químicas. Variáveis que poderiam ser problemáticas no que tange à contaminação.
Ou seja, barreiras de proteção flexível atendem plenamente à demanda de biossegurança da indústria farmacêutica: protegem os colaboradores de acidentes, ajudam a controlar a entrada de pessoas em ambientes restritos e ainda oferecem fácil higienização e esterilização para que os produtos não sejam contaminados em nenhuma das etapas do processo.
Modelos de barreira de proteção flexível aplicáveis à indústria farmacêutica
Todas as barreiras fabricadas pela a-Safe e comercializadas pela Onflex possuem as características descritas acima e, portanto, podem ser instaladas em indústrias do segmento farmacêutico trazendo ótimos resultados. Mas vamos ressaltar alguns modelos que são particularmente interessantes nesse tipo de ambiente.
iFlex Poste: são postes flexíveis bastante versáteis já que o tipo de proteção vai depender da forma como são instalados. Podem ser colocados de modo a proteger algum equipamento evitando impactos e colisões ou até mesmo para orientar visualmente o tráfego dentro da indústria para veículos e pedestres. Aliás, por falar em orientação visual, as cores das barreiras de proteção flexível também são pensadas de acordo com isso, para serem facilmente visíveis e indicarem zonas de atenção.
iFlex Barreira de Tráfego Simples: pode ser bastante útil na parte logística da indústria farmacêutica, já que projeta a infraestrutura e os equipamentos de danos causados pela colisão de veículos. Além de funcionar como sinalização para os motoristas, em caso de um possível choque, ela absorve até 80% do impacto, evitando que ele seja transferido. E por ser flexível, depois da batida a barreira retoma o seu formato original, sem deformações que poderiam fazer com que sua funcionalidade ficasse comprometida.
iFlex Barreira de Pedestre 3 raios: tem como principal objetivo segregar o tráfego de pessoas e veículos, evitando batidas e atropelamentos para deixar os barracões mais seguros para todos os que circulam por eles. É bastante necessária em locais nos quais existe um movimento mais intenso de veículos industriais, como empilhadeiras, por exemplo.
Além de todos esses benefícios citados, outro importante diferencial das barreiras de proteção flexível em comparação com as rígidas é a facilidade de instalação. Não exige grandes obras que paralisariam a indústria por um período de tempo suficiente para prejudicar o fluxo de trabalho.
Outra questão é que essas barreiras também podem ser facilmente reorganizadas quando necessário. Assim, elas acompanham a mudança das necessidades da empresa, evoluindo junto com a sua trajetória para sempre atender às demandas relacionadas à segurança.
Quer saber mais sobre como as barreiras de proteção flexíveis podem beneficiar as empresas do segmento farmacêutico? Entre em contato com nossos especialistas!