Você conhece o termo PAS 13? Se você trabalha no ambiente industrial e preza pela segurança no trabalho, essa é uma ótima oportunidade para conhecer o conceito e melhorar as condições operacionais da sua empresa.
Resumidamente, é uma metodologia usada para identificar os riscos de um ambiente e determinar boas práticas e procedimentos que trazem maior segurança para as áreas operacionais. É uma técnica essencial para a instalação de barreiras de proteção flexíveis de segurança, por exemplo.
Em um contexto no qual quase 40% dos acidentes de trabalho do país ocorrem por causa de acidentes com máquinas, veículos e empilhadeiras segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, fortalecer as políticas preventivas, entendendendo o papel das barreiras de segurança é fundamental e o PAS 13 é ação prática para reduzir esse problema e salvar vidas.
Nas próximas linhas, vamos reforçar o que é PAS 13 e como aplicar as recomendações, na prática. Confira!
O que é PAS 13?
A PAS 13 é caracterizada por um conjunto de estratégias e recomendações que possuem como objetivo fornecer orientações para a instalação de barreiras flexíveis e elementos de segurança industrial que melhoram a gestão do tráfego de pedestres e operadores de máquinas no ambiente industrial.
Desta forma, ela é uma medida fundamental para evitar acidentes de trabalhos dessa natureza. Para entender o papel dela, imagine um órgão como a ABNT que determina diversas normas brasileiras de segurança para o ambiente de trabalho.
Em outras palavras, a PAS 13 pode até ser interpretada com uma espécie de código de conduta e boas práticas que prezam pelas seguintes ações:
- Qualidade e eficiência comprovada das barreiras flexíveis;
- Fabricação com alta qualidade técnica;
- Controle de qualidade do produto;
- Demonstrações práticas e testes padronizados para analisar e comprovar a absorção do impacto das barreiras flexíveis.
PAS 13: aplicação no dia a dia
Agora que você já sabe o que é e qual a função da PAS 13, é hora de compreender como funciona a aplicação deste método na rotina industrial e como essa aplicação pode prevenir acidentes laborais e ajudar na preservação da vida. Confira os tópicos abaixo com as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e prepare-se!
Quando usar a PAS 13?
A PAS 13 pode ser usada a qualquer momento, em qualquer ambiente que tenha uma demanda de mais eficácia na gestão do tráfego entre pedestres, máquinas e empilhadeiras. Um dos pontos de partida é separar o ambiente de circulação de pedestres e veículos a partir de elementos como barreiras de flexíveis, grades de proteção e sinalização adequada.
A PAS 13 deve ser estudada por todas as pessoas envolvidas no processo de segurança e prevenção de acidentes de trabalho que desempenhem funções como:
- Escolha de barreiras flexíveis de segurança para o ambiente;
- Aplicação dos procedimentos de gestão do tráfego;
- Testes de qualidade e desempenho de barreiras flexíveis;
- Fabricação e/ou distribuição de barreiras de segurança.
Locais de uso da PAS 13
Se tratando da instalação de barreiras flexíveis de segurança, a PAS 13 não contempla escadas e rodovias públicas. De forma geral, esta metodologia pode ser usada em ambientes com fluxo intenso na movimentação de máquinas e pessoas como centros de armazenagem e logística, obras de construção civil e engenharia, indústrias alimentícias, indústrias automotivas, aeroportos, entre outros.
Qual a relação da PAS 13 com a segurança?
A PAS 13 ajuda os gestores do ambiente industrial a entenderem quais são os riscos de acidentes no ambiente laboral e como evitar que eles aconteçam por meio de um plano de gestão de riscos.
Por meio das técnicas da PAS, é possível saber como será a absorção aos impactos das barreiras flexíveis, onde instalar as barreiras de forma exata e estratégica, qual a posição ideal para aplicar as barreiras de segurança e quais são os locais mais críticos e perigosos dentro da fábrica.
Em síntese, a aplicação funciona basicamente como um procedimento operacional padrão com foco em proporcionar mais segurança e mitigar qualquer malefício gerado pelas colisões entre veículos, máquinas e pedestres.
Conte com a Onflex
Distribuidora dos produtos A-Safe no Brasil, a Onflex conta com um time de especialistas altamente capacitados e com conhecimento técnico aprofundado sobre as barreiras flexíveis de segurança.
A Onflex segue à risca todos os procedimentos seguros, testes, avaliações de risco do ambiente e fornece um suporte personalizado para cada cliente pensando em segurança, eficiência, confiança e produtividade.
Dúvidas sobre o PAS 13 ou sobre as barreiras flexíveis? Entre em contato com os especialistas da Onflex!