A NR 26 é uma importante normativa que discorre sobre a sinalização de segurança nas empresas. Saiba tudo sobre ela e como aplicá-la!

As Normas Regulamentadoras (NR) foram criadas para contribuir com a organização de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros, especialmente no setor industrial. Cada uma das normas discorre a respeito de um assunto específico e cabe às empresas buscarem saber quais são as NRs que incidem sobre a sua atividade para se adequar a elas. Essa adequação, além de ser essencial para reduzir os índices de ambiente de trabalho e criar um cenário mais produtivo, também evita multas e outras possíveis punições. Hoje, vamos falar sobre a NR 26 e como se adequar a ela.

O que é a NR 26?

A NR 26 é especificamente focada nas sinalizações de segurança no ambiente de trabalho, descrevendo como elas devem ser feitas de acordo com um padrão previamente estabelecido,  prezando pelo bem-estar e segurança dos trabalhadores. A primeira vez que a NR 26 foi publicada foi em 1978, mas desde então, ela passou por atualizações, sendo a mais recente realizada em 2015.

Basicamente, quando a empresa aplica essa normativa adequadamente, ela facilita a identificação e reconhecimento dos riscos que existem no ambiente de trabalho. A partir disso, torna-se mais fácil adotar medidas preventivas 

Identificação e rotulagem de produtos químicos

Uma das determinações da NR 26 é que os produtos químicos sejam devidamente identificados e rotulados. O objetivo é evitar que alguém os manipule de forma arriscada por não saber do que se trata. Essa rotulagem deve seguir os quesitos do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos), uma padronização criada pela ONU. De acordo com esse sistema, os critérios a serem observados são os seguintes:

Cores de sinalização

Além da rotulagem, a NR 26 também discorre sobre as cores normatizadas de segurança que devem ser usadas para a sinalização. São as seguintes:

Como adequar a minha empresa à NR 26?

Para que a sua empresa cumpra com essa normativa, existem algumas medidas que precisam ser implementadas:

Fitas de demarcação

As fitas de demarcação são um recurso essencial à aplicação da NR 26. Podem ser instaladas com facilidade e, quando obedecem às cores normatizadas de segurança, servem para demarcar cada espaço de acordo com o tipo de risco que ele pode oferecer a quem circula.

Na Onflex, as fitas de demarcação possuem alta resistência ao tráfego pesado, com diversas opções de medidas e ainda podem ser retiradas do piso sem grande dificuldade e sem deixar resíduo, caso haja necessidade de fazer modificações no layout. Disponibilizamos as cores determinadas pela NR 26, colaborando não apenas com a adequação da sua empresa, mas principalmente com o processo de torná-la mais segura para todos.

Quer saber como utilizar as fitas de demarcação para a sinalização de segurança do seu empreendimento? Entre em contato com nossos especialistas!