A NR 26 é uma importante normativa que discorre sobre a sinalização de segurança nas empresas. Saiba tudo sobre ela e como aplicá-la!
As Normas Regulamentadoras (NR) foram criadas para contribuir com a organização de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros, especialmente no setor industrial. Cada uma das normas discorre a respeito de um assunto específico e cabe às empresas buscarem saber quais são as NRs que incidem sobre a sua atividade para se adequar a elas. Essa adequação, além de ser essencial para reduzir os índices de ambiente de trabalho e criar um cenário mais produtivo, também evita multas e outras possíveis punições. Hoje, vamos falar sobre a NR 26 e como se adequar a ela.
O que é a NR 26?
A NR 26 é especificamente focada nas sinalizações de segurança no ambiente de trabalho, descrevendo como elas devem ser feitas de acordo com um padrão previamente estabelecido, prezando pelo bem-estar e segurança dos trabalhadores. A primeira vez que a NR 26 foi publicada foi em 1978, mas desde então, ela passou por atualizações, sendo a mais recente realizada em 2015.
Basicamente, quando a empresa aplica essa normativa adequadamente, ela facilita a identificação e reconhecimento dos riscos que existem no ambiente de trabalho. A partir disso, torna-se mais fácil adotar medidas preventivas
Identificação e rotulagem de produtos químicos
Uma das determinações da NR 26 é que os produtos químicos sejam devidamente identificados e rotulados. O objetivo é evitar que alguém os manipule de forma arriscada por não saber do que se trata. Essa rotulagem deve seguir os quesitos do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos), uma padronização criada pela ONU. De acordo com esse sistema, os critérios a serem observados são os seguintes:
- Identificação completa do produto, com nome comercial, aplicação, lote, fornecedor e outros dados;
- Palavra de advertência: “cuidado” para aqueles que apresentam um risco menos grave e “perigo” para risco mais grave;
- Pictograma simbolizando os possíveis efeitos nocivos daquele produto;
- Frase que alerte sobre o perigo e sinalize que a pessoa deve ficar longe daquele produto;
- Frases de precaução, dizendo o que deve ser feito caso ocorra um acidente com aquele produto, bem como orientando a sua destinação correta;
- Indicação de telefone ou site pelo qual a pessoa possa acessar mais informações sobre o produto.
Cores de sinalização
Além da rotulagem, a NR 26 também discorre sobre as cores normatizadas de segurança que devem ser usadas para a sinalização. São as seguintes:
- Vermelho: cor indicativa de equipamentos para prevenir e combater os incêndios, incluindo a saída de emergência do ambiente. Ao contrário do que muita gente pensa, o vermelho não é uma tonalidade de grande visibilidade e contraste, por isso, não deve ser utilizado nas indústrias com o intuito de sinalizar alerta de perigo.
- Amarelo: ao contrário do vermelho, o amarelo é uma cor bem visível e que costuma contrastar bastante com as cores utilizadas na infraestrutura da indústria. Assim, de acordo com a NR 26, o amarelo deve ser usado para sinalizar “cuidado”, ou seja, em parapeitos, corrimãos, veículos industriais como empilhadeiras, colunas e outras estruturas nas quais possam ocorrer quedas ou colisões.
- Laranja: é uma cor indicativa de perigo, quando o risco ainda é maior do que naqueles pontos sinalizados em amarelo. Normalmente, a cor laranja é utilizada para chamar a atenção para partes móveis de máquinas, por exemplo.
- Preto: pode indicar tanto a presença de combustíveis e inflamáveis canalizados quanto identificar os recipientes coletores de resíduos.
- Branco: a cor branca tem inúmeras aplicações, especialmente na orientação do tráfego de pedestres. É utilizada para sinalizar os corredores de circulação exclusiva de pedestres, orientar o sentido dessa circulação, indicar os recipientes coletores de resíduos, entre outros usos.
- Azul: em geral, a NR 26 determina que a cor azul seja utilizada sempre que for necessário indicar uma ação obrigatória, como por exemplo, o uso do EPI ou a proibição de executar algum movimento, como acionar um determinado botão ou chave.
- Verde: indica os acessos de segurança, por exemplo, onde estão os recursos de primeiros socorros, as portas de entrada para salas de atendimento de urgência, os recipientes nos quais estão os EPIs que os colaboradores devem utilizar e assim por diante.
- Púrpura: a cor púrpura aparece em indústrias de segmentos mais específicos, uma vez que deve indicar os perigos associados à exposição à radiação eletromagnética. Em locais nos quais há manipulação de materiais radioativos, a entrada desses ambientes já deve ter demarcações nesse tom.
Como adequar a minha empresa à NR 26?
Para que a sua empresa cumpra com essa normativa, existem algumas medidas que precisam ser implementadas:
- Faça um levantamento de todas as áreas de risco do ambiente de trabalho, da forma mais minuciosa possível. Até mesmo aqueles que pareçam irrelevantes ou óbvios demais devem ser identificados;
- Faça também um levantamento de todos os produtos químicos que fazem parte do dia a dia da empresa;
- Após identificar todos esses elementos, verifique como deve ser a sinalização de cada um deles, de acordo com os padrões da NR 26;
- Promova treinamentos com os seus colaboradores para que todos saibam interpretar a sinalização padronizada. Afinal, a implementação da NR 26 só faz sentido se ela facilitar a rotina dos trabalhadores no sentido de que saibam como executar suas atividades de forma mais segura a partir das rotulares e demais identificações.
Fitas de demarcação
As fitas de demarcação são um recurso essencial à aplicação da NR 26. Podem ser instaladas com facilidade e, quando obedecem às cores normatizadas de segurança, servem para demarcar cada espaço de acordo com o tipo de risco que ele pode oferecer a quem circula.
Na Onflex, as fitas de demarcação possuem alta resistência ao tráfego pesado, com diversas opções de medidas e ainda podem ser retiradas do piso sem grande dificuldade e sem deixar resíduo, caso haja necessidade de fazer modificações no layout. Disponibilizamos as cores determinadas pela NR 26, colaborando não apenas com a adequação da sua empresa, mas principalmente com o processo de torná-la mais segura para todos.
Quer saber como utilizar as fitas de demarcação para a sinalização de segurança do seu empreendimento? Entre em contato com nossos especialistas!