Saiba o que são barreiras de tombamento e como elas tornam a indústria mais segura!
Manter o ambiente de estoque e armazenamento de mercadorias seguro, tanto para os colaboradores quanto para outras pessoas que possam transitar por ele, é um dever de todas as indústrias. As normas de segurança existem justamente para estabelecer critérios que devem ser seguidos nesse sentido. E há também equipamentos específicos para intensificar essa segurança. As barreiras de tombamento são um bom exemplo.
A seguir, saiba mais sobre o que são essas barreiras, para que elas servem, qual a sua tecnologia, quais tipos de acidentes são capazes de evitar, entre outros detalhes.
O que são barreiras de tombamento?
As barreiras de tombamento, também conhecidas como barreiras de nível alto, são estruturas que servem para proteger e isolar uma grande quantidade de material empilhado, como por exemplo, as mercadorias em um estoque ou armazenagem em pallets. Basicamente, o objetivo é garantir a segurança dos pedestres que estejam circulando no local em casos de incidentes, como por exemplo, se um item que estiver empilhado cair ou até mesmo se uma coluna inteira chegar a desabar.
Esse é um item de segurança indispensável em estoques e centros de distribuição, ambientes nos quais é comum uma estrutura com pé direito bastante alto e pilhas de materiais de muitos metros. Essas pilhas altas de mercadorias ou outros itens podem ser ligeiramente instáveis. O risco de queda sempre existe, mesmo que tenha havido o máximo de cuidado no empilhamento. Por isso, cabe à empresa prever essa possibilidade e instalar as barreiras de tombamento antes que um acidente chegue a acontecer.
Bloqueios formados por barreiras de nível alto não protegem os pedestres apenas na ocasião de queda ou desabamento dos itens empilhados. Imagine uma possível situação na qual o operador de empilhadeira chegue a perder o controle sobre a sua máquina e venha a colidir com a barreira: este impacto terá muito menos consequências do que se acontecesse diretamente com a coluna de itens empilhados.
Qual é a tecnologia por trás da barreira de tombamento?
Afinal, o que faz com que essa solução seja tão eficiente no cumprimento do objetivo ao qual se propõe? A tecnologia que existe por trás do seu desenvolvimento.
As barreiras de nível alto desenvolvidas pela A-Safe, são fabricadas com um polímero exclusivo de absorção de choque Memaplex. Esse material também foi desenvolvido pela própria A-Safe para ser capaz não apenas de absorver completamente, mas ainda dissipar a energia advinda de um impacto.
Isso acontece porque a estrutura interna do Memaplex é disposta em forma de “rede”, por isso, quando ocorre algum choque, as moléculas se deformam, mas em seguida se realinham, retomando o formato original de forma impecável. Vale a pena reforçar que 80% da força do impacto é absorvida pela barreira, por isso, ela realmente minimiza bastante as possíveis consequências desse tipo de incidente.
Onde essas barreiras são instaladas?
Esse tipo de estrutura é indicado para áreas que circundam grandes colunas de materiais empilhados, sejam produtos dentro de um centro de distribuição, matéria-prima na indústria de transformação, mercadorias no estoque e outros cenários. Mas qualquer espaço que tenha essa característica de empilhar itens e onde exista circulação de pessoas, ainda que reduzida, precisa ter esse tipo de barreira.
Mesmo que a instalação específica de uma barreira de tombamento não seja necessariamente obrigatória, se houver um acidente e alguém se ferir, haverá inspeção do espaço. E observando grandes estruturas de empilhamento que tendem a ser instáveis e estando sem nenhuma proteção, a empresa pode sofrer sérias consequências.
Em relação ao tipo de indústria na qual as barreiras de tombamento podem ser instaladas, também é bastante variado. Na verdade, qualquer segmento pode investir nesse tipo de estrutura, até porque, o material de fabricação está em conformidade até com os regulamentos que discorrem sobre o contato com alimentos. Assim, se até o contato com alimentos, que vão ser ingeridos pelo consumidor, é totalmente seguro, qualquer outra mercadoria também poderá ser protegida por essas barreiras.
Quais são as vantagens das barreiras de tombamento?
Em muitos estabelecimentos, ainda é comum o uso de barreiras metálicas. No entanto, testes já comprovaram que as barreiras feitas com polímero são mais eficientes. Isso porque o material metálico é bem menos resistente ao impacto e, se chegar a ser deformado com a colisão, não volta ao normal. Por consequência, ele precisa ser substituído ou passar por manutenção com bastante frequência, o que representa um gasto bem mais alto para a empresa.
Com as barreiras de tombamento de polímero, também é possível garantir que o piso do local não sofrerá nenhum tipo de dano, mesmo que haja uma colisão, já que as fixações ficam totalmente preservadas.
O polímero também é um produto livre de ferrugem, inclusive, com testes que já garantiram pelo menos duas mil horas de exposição. Esse é mais um fator que comprova a baixa necessidade de manutenção desse material.
A versatilidade é outro ponto importante: as barreiras são modulares, isso significa que existe uma estrutura de base universal e, a partir dela, é possível ir adicionando os módulos até chegar à altura pretendida. Assim, ela se adapta perfeitamente à necessidade de cada indústria. As barreiras podem chegar a mais de 5 metros de altura.
Uma forma eficiente e com excelente custo/benefício de garantir a segurança de todos aqueles que transitam por um espaço de armazenamento e estocagem!
Quer saber mais a respeito das barreiras de tombamento? Entre em contato com nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas!