Novos formatos de supermercados que são cada vez mais representativos na economia brasileira, mas com layout que favorece a ocorrência de acidentes. Saiba como prevenir acidentes em atacarejo!
O atacarejo é um formato de empreendimento que tem crescido exponencialmente no Brasil. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviços (Abaas) e da consultoria Nielsen, existem mais de duas mil lojas dessa categoria no país, que faturaram R$ 230 bilhões em 2021. Isso representa 2% do PIB do país.
No entanto, o layout desse tipo de espaço o torna mais suscetível a acidentes com alto potencial de gravidade. Saiba mais sobre quais são essas possíveis intercorrências e as soluções mais indicadas para prevenir acidentes nos atacarejos
Acidentes nos atacarejos: características que aumentam o risco
Como o próprio nome já indica, a ideia do atacarejo é conseguir atender dois mercados em um mesmo empreendimento: atacado e varejo. Para isso, esse tipo de espaço costuma ser bastante amplo, com longos corredores, como se fosse um grande supermercado. Porém, uma das suas principais características é o armazenamento vertical.
No atacarejo, as gôndolas em formato porta palete são extremamente altas. São inúmeras prateleiras repletas de produtos que se sobrepõem umas às outras. Esse tipo de armazenagem, quando não é devidamente planejado priorizando a segurança, pode facilitar acidentes.
Acidentes comuns em atacarejo
Um acidente registrado em um atacarejo do Maranhão, ocorrido em 2020, acendeu o debate sobre a segurança nesse tipo de empreendimento. Câmeras de segurança mostraram que, na ocasião, houve o desmoronamento de uma série de porta paletes de produtos, em uma espécie de “efeito dominó”. Infelizmente, uma colaboradora foi atingida e não resistiu.
Esse é o principal tipo de acidente ao qual os atacarejos estão suscetíveis: o desmoronamento. Sempre que um empreendimento aposta no modelo de armazenagem vertical, precisa estar ciente deste risco e adotar as medidas necessárias para minimizá-la.
O desmoronamento desse tipo de sistema de armazenagem pode acontecer por diversos fatores. Desde uma possível falha na sua fixação – no caso do Maranhão, foi relatado que o processo de transporte e ancoragem de uma das estruturas não foi conduzido de maneira adequada, o que provocou o acidente – até a colisão de uma empilhadeira ou outro veículo industrial contra a estrutura de armazenagem.
O desabamento pode assumir proporções desastrosas e, na maioria dos casos, depois que tem início, não tem mais como ser contido. Os danos materiais são uma certeza e, além deles, a vida dos colaboradores, clientes e todos as pessoas que estejam no espaço também é colocada em risco.
Como evitar acidentes em atacarejo
É fato que esse modelo de supermercado vai continuar ganhando espaço. Afinal, é um negócio extremamente lucrativo que de forma alguma precisa deixar de existir. No entanto, é necessário implementar medidas que os tornem mais seguros, evitando, principalmente, o desabamento das estruturas de armazenagem.
Barreiras de proteção flexível
Um dos grandes riscos de acidentes nos atacarejos, como citado anteriormente, é a colisão de empilhadeiras contra os porta paletes, podendo provocar o desabamento. Para evitar esse tipo de problema, uma das soluções mais eficientes são as barreiras de proteção flexível. Em suma, elas evitam que o veículo tenha contato direto com a estrutura de armazenamento.
Aqui na Onflex, temos dois tipos de barreira que se enquadram perfeitamente a essa necessidade: os protetores de coluna de porta paletes e as barreiras RackEnd. Saiba mais sobre como funciona cada uma delas.
Protetor de coluna de porta paletes
Esse tipo de barreira, chamado de RackGuard, é instalado na base das colunas de porta pallets, justamente com o intuito de absorver o impacto desencadeado por uma possível colisão. A energia do choque é distribuída ao redor da barreira, evitando que ela afete a integridade estrutural e, consequentemente, prevenindo o desmoronamento das estruturas de armazenagem.
Além de ser eficaz para esse caso de colisão, o RackGuard também evita outro tipo comum de acidente em atacarejo: a penetração do garfo da empilhadeira contra a estrutura da estante. Aliás, uma ocorrência dessa natureza pode, inclusive, ser fatal.
Barreiras RackEnd
Outro tipo de barreira da Onflex que também é bastante útil para evitar acidentes em atacarejo é a RackEnd. Enquanto os protetores de coluna são verticais, essa barreira é mais baixa e horizontal, podendo ser usada para proteger todo o perímetro da estrutura de armazenamento.
Ela também tem a função de absorver e dissipar o impacto de uma colisão. Nas extremidades da barreira RackEnd, há um poste circular que oferece uma proteção ainda maior nesses pontos, que são mais vulneráveis aos acidentes.
São seis tipos diferentes de barreiras RackEnd em nosso portfólio: eFlex protetora de montante simples, eFlex protetora de montante simples com iFlex protetor de garfo, eFlex protetora de montante dupla, eFlex protetora de montante dupla com iFlex protetor de garfo, iFlex protetora de montante simples iFlex protetora de montante com iFlex protetor de garfo.
Por que as barreiras flexíveis são mais eficazes na prevenção de acidentes em atacarejo?
As barreiras flexíveis são mais modernas e tecnológicas do que as de material rígido. Fabricadas em polímero, são capazes de absorver até 80% da energia do impacto. E caso sejam deformadas na colisão, elas retornam automaticamente ao seu formato original, sem que ocorra perda de funcionalidade. Além do que, a instalação também é mais simples, sem exigir grandes reformas.
Outro ponto importante é que elas podem ser utilizadas em contato direto com produtos alimentícios, sem que aumentem o risco de contaminação. Portanto, para os atacarejos, também são mais seguras nesse sentido.
Se você tem um atacarejo e deseja tornar esse espaço mais seguro, evitando tragédias como a que foi registrada no Maranhão, aposte nas barreiras flexíveis da Onflex para proteger o seu estoque vertical. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre os produtos e suas aplicações.