O RackGuard é a solução mais eficiente do mercado para tornar a sua indústria mais segura diante de acidentes com veículos. Saiba tudo sobre ele!
Uma das preocupações constantes de gestores e empreendedores do setor industrial é reduzir os acidentes de trabalho envolvendo o tráfego de veículos. Primeiro, para proteger as vidas dos colaboradores. E segundo, para evitar os prejuízos e danos materiais provocados por esse tipo de ocorrência. O RackGuard é uma das soluções mais eficientes para essa demanda. Saiba mais sobre ele a seguir.
O que é RackGuard?
O RackGuard é um tipo de barreira de proteção, especificamente desenvolvido para proteger as colunas dos porta pallets contra colisões de empilhadeiras e outros tipos de veículos.
Essas colunas são estruturadas em grandes alturas e acomodam uma quantidade volumosa de pallets. O que isso significa? Se não estiverem protegidas de forma adequada, ao sofrerem o impacto de um veículo, pode ocorrer um problema grave, como um desabamento, por exemplo. Isso sem contar com o risco sofrido pelo motorista e com o possível dano material ao próprio veículo.
A barreira RackGuard é instalada na base da coluna e consegue protegê-la de impactos frontais e laterais. Basicamente, ao invés de bater na estrutura da coluna em si, o veículo vai bater na barreira a qual, por sua vez, absorve e dissipa o impacto.
Como funciona o RackGuard?
Diferente de barreiras convencionais, fabricadas em metal ou outros materiais rígidos, o RackGuard tem uma tecnologia que absorve até 80% do impacto de uma colisão e o dissipa ao redor da coluna do porta pallet e não através dela. Isso reduz drasticamente os danos consequentes de acidentes com veículos industriais.
Ele apresenta os seguintes diferenciais:
Material:
Todas as barreiras da a-Safe, incluindo o RackGuard, são fabricadas com um polímero flexível de absorção de choque Memaplex. Isso significa que, diante de um impacto, ela naturalmente sofre algum nível de deformação, mas depois volta ao seu formato original espontaneamente. Quando falamos em soluções para acidentes com veículos, esse é um diferencial muito importante.
Imagine que você utiliza uma barreira de material rígido para fazer a proteção dos porta pallets. Ao sofrerem o choque da empilhadeira, elas serão deformadas e isso pode ser permanente. Ou seja, toda essa estrutura de proteção precisaria ser substituída, gerando mais custo para a indústria. Ou, no mínimo, precisaria passar por uma manutenção.
Com o RackGuard isso não acontece. Ele é produzido com o material mais moderno e tecnológico existente no mercado atual para essa finalidade.
E com o passar do tempo, sua funcionalidade não é perdida, mesmo com um possível “acúmulo” de colisões. Isso porque a barreira é desenvolvida com uma memória interna elaborada para recuperação total e uso repetido.
Baixa manutenção:
Justamente por essa propriedade de deformar e voltar ao formato original, é um tipo de barreira que exige um nível muito baixo de manutenção. Até porque, em relação à pintura, o material é auto-colorido, o que também elimina a necessidade de repintar. É totalmente livre de corrosão e quimicamente inerte. Ou seja, mesmo em indústrias que trabalham com produtos químicos, não vai haver qualquer tipo de degradação do RackGuard.
Fácil instalação:
Quando você pensa em instalar novas barreiras de proteção para seus porta pallets, talvez desista da ideia ao imaginar a reforma que seria necessária no seu barracão. Inclusive, reformas sacrificam horas úteis de operações e dificilmente há um bom momento para isso.
O RackGuard também tem o diferencial de ser uma barreira de fácil instalação e que nem mesmo danifica o piso. E além disso, caso haja algum tipo de mudança de layout no armazém, as barreiras podem ser mudadas de lugar sem maiores problemas.
Anti-penetração de garfo:
Além de proteger as colunas do porta pallet dos efeitos da colisão, o RackGuard também previne a penetração do garfo da empilhadeira. Isso é muito importante porque se trata de um tipo de acidente que, inclusive, pode ser fatal.
Menos horas úteis perdidas:
Essa também é uma preocupação grande e extremamente válida dos gestores que trabalham no segmento industrial: reduzir a quantidade de horas úteis de trabalho perdidas. E o RackGuard ajuda muito nessa missão. Primeiro porque ao absorver o impacto de uma colisão, ele evita as consequências e permite que as operações continuem normalmente e de forma segura.
E além disso, o fato de não exigir qualquer tipo de manutenção, também evita que seja necessário programar pausas para isso.
Isso significa que, além de contribuir significativamente para melhorar a segurança desse ambiente de trabalho, o RackGuard também acaba sendo uma solução para manter – ou até aumentar – a produtividade.
Como o RackGuard é testado?
Para esse tipo de produto, que entra em ação nos casos de acidentes, a forma como os testes são realizados faz toda a diferença para assegurar a sua confiabilidade.
O RackGuard passa por testes que simulam quedas de materiais sobre a barreira, para confirmar, na prática, o efeito de recuperação total e imediata após a deformação. Também passa por simulação de garfo de empilhadeira.
Essas barreiras passam pelos testes TÜV, uma instituição fundada na Alemanha em 1872, especializada em soluções para a qualidade, com acreditação Inmetro.
Opção convencional e linha fria
Por fim, o RackGuard ainda pode ser adquirido em duas opções: a convencional, que pode ser utilizada em indústrias de qualquer segmento, e a linha fria. O RackGuard linha fria é projetado para ser submetido a temperaturas negativas. Por isso, é indicado para ambientes refrigerados, como barracões de armazenamento a frio.
Importante ressaltar que ambos os modelos de RackGuard podem ser usados na indústria alimentícia, já que não contaminam os produtos mesmo se houver contato.
Se você tem estudado alternativas para tornar a sua indústria mais segura – especialmente pensando em acidentes com veículos – e produtiva, não deixe de conhecer mais sobre essa solução. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como o RackGuard pode ser implementado no seu empreendimento!